sábado, 5 de outubro de 2013

Franquia Mario Party - 15 anos de competição

Desde sua primeira aparição no falecido Nintendo 64, a série Mario Party vem conquistando fãs de todas as idades, afinal, um grande jogo praticamente feito para jogar em grupo não chega as lojas todos os dias. Em 2013, a franquia completa 15 anos, com títulos a serem lembrados, como Mario Party 2, 3 e DS, e outros que muita gente prefere esquecer, como Mario Party 9, por exemplo.
Para comemorar esse grande aniversário, vamos lembrar um pouco do maior jogo de tabuleiro virtual já criado...



1998 - As primeiras peças movidas


Em uma época um tanto complicada para a Nintendo, a empresa estava a procura de expandir seus horizontes e, por isso, fez uma parceria com a Hudson Soft., outra principal responsável pela criação de Mario Party.
O brilho e a proposta do jogo eram evidentes: Divertir! Mario Party se concentrava em 4 jogadores correndo por um tabuleiro, seguindo os números dos dados enquanto economizavam moedas para comprar estrelas, os itens máximos do jogo!
A resposta não poderia ter sido outra, os jogadores logo começaram a se reunir para jogar Mario Party no grande 64, a competitividade das rodadas e o clima de desespero para conseguir ganhar mais estrelas no final eram um grande atrativo, e poder gritar "Eu ganhei!" no final era um grande orgulho para qualquer jogador bem informado
Contudo, jogos cujo o multiplayer é o principal atrativo nunca serão tão bons em single-player, e isso foi deixado claro em Mario Party, pois mesmo que a maquina estivesse com todos os jogadores no "Hard", o gosto da vitória jamais seria o mesmo...


1999 - Lojas abertas

Mario Party 2 foi, e ainda é, considerado um dos grandes marcos da série, e apesar da diferença de somente UM ano com o titulo anterior, a Nintendo e a Hudson Soft. não fizeram feio ao criarem o jogo, que nos levava a vestir novos trajes e viajar para terras de piratas e astronautas.
Mas por mais que cenários e figurinos sejam bastante importantes para uma apresentação, a maior novidade encontrada aqui é o novo sistema de itens, agora, as moedas servem para algo além de comprar estrelas, o jogador pode se ajudar ou atrapalhar os rivais ao utilizar os itens que podem ser encontrados nas lojas que ele passar; Jogar 2 ou 3 dados pode te botar bem mais perto da estrela... mas dependendo dos números, a utilização deles não será tão bem vinda.
Com isso, a competitividade também aumentou, afinal, pense na cena: Você esta tão perto da estrela na ultima rodada e com 2 estrelas, mas tirou um numero baixo e a estrela foi pega pelo seu rival que tinha 1 estrela; Tudo vai depender da quantidade de moedas que cada jogador tiver no jogo!
Não é a toa que este é o único titulo portado para o Virtual Console do Wii, pois é simplesmente, imperdível!

2000 - Novo século, Novos Convidados, Nova Festa!

Depois de 2 anos e novamente um tempo curto entre lançamentos, até mesmo os fãs se perguntavam se Mario Party 3 valia realmente a pena, principalmente porque a plataforma continuava a mesma!
Essa duvida tinha frutos, mas foi desnecessária! Pois no quesito "Inovação", Mario Party 3 é um grande candidato a vencer por aqui! Aqui, existem um total de 70 mini games  o maior numero para a série até aquele tempo, e considerando que Mario Party 2 possuía alguns games do primeiro game, essa é uma grande evolução.

Mario Party 3 também introduz um enorme numero de tabuleiros: 12! Enquanto Mario Party 1 e 2 contavam com 6 tabuleiros, o numero foi duplicado. O numero de personagens também foi elevado: Agora, é possível controlar Waluigi, o irmão de Wario, e Daisy, princesa das margaridas, nos Modo Party.
Dois novos modos foram adicionados: O Modo History, onde o jogador escolhia um personagem para jogar conforme a história era contada, e o Duel Mode, onde era travadas batalhas de somente 2 jogadores, o que diminuía de certa forma o tempo de jogo, ótimo para partidas mais rapidas.
Em geral todas as mudanças vieram para o bem, afinal, diversidade é uma coisa que todos gostam nos jogos, e isso faz com que Mario Party 3 seja tão recomendado quanto Mario Party 2!


2002 - Época de prata!

Talvez essa seja a época menos gratificante da série... Após o sucesso feito por Mario Party 3, talvez a Nintendo e a Hudson não tenham tido o mesmo cuidado e carinho utilizado no ultimo jogo, embora a plataforma não tenha ajudado muito, isso não é uma boa desculpa...
Quando Mario Party 4 foi anunciado, muitos estavam curiosos para ver como a série que já foi boa no Nintendo 64, ficaria na 6ª geração.
A grande novidade da série foi o "Team Battle", onde ao invés dos jogadores jogarem cada um por si, podiam se reunir em equipes para que ambos colecionassem estrelas juntos e virassem "Superstars" juntos.
Mas o que decepcionou no jogo foi o numero de minigames: Mario Party 4 possuia apenas 62 minigames, um numero menor que Mario Party 2 e 3 e que pouco agradaria os fãs da série. O numero de personagens também foi mantido.
Ai se ficava a questão: Valeria a pena jogar um titulo que regride ao mesmo tempo que avança?


2003 - Dado rola... ou enrola?

Depois de poucas mudanças com Mario Party 4, a festa deveria continuar em 2003 com o próximo titulo, mas a pergunta era: Seria um Mario Party 5, ou um Mario Party 4.0?
Bom, que a Hudson Soft. e Nintendo tentaram melhorar um pouco e fazer a diferença no novo titulo era claro já no numero de minigames que sempre são os maiores atrativos na série: Mario Party 5 contava com 75 minigames, o maior numero já visto até aquela época.
O numero de 7 tabuleiros bastante inspirados que também ajudavam a variar bastante as partidas de jogo, além dos 3 novos personagens jogáveis: Toad (que antes era um anfitrião das festas), Boo e Koopa Kid.
Donkey Kong, que deixou de ser jogável a partir de Mario Party 4, agora aparece nos "DK Spaces", que são espaços com seu simbolo 
Mario Party 5 foi bem recebido e não levava desaforo ao tentar contornar os erros de seu antecessor, contudo, os gráficos de baixo nível foram um alvo de pedradas, mas que não tira o brilho do jogo...

2004 - Mario, Moedas, Party!

Mario Party 6 tem o mesmo apelo dos jogos anteriores da série, contudo, com novidades extravagantes e que prometiam bastante para o futuro da série. Outra coisa igual, era a duvida! Passado um ano de seu antecessor, ele valeria a pena?
Por um lado, Mario Party 6 conseguiu inovar muito para o sexto jogo de uma série; Ele trouxe o comentado sistema de tempo (ciclos de dia e noite), onde, a cada três voltas pelo tabuleiro, anoitece, para depois de mais três voltas, amanhecer!
Isso fez com que as voltas ficassem muito mais dinâmicas, se considerarmos que certos lugares só podem ser acessados em um período de tempo (Dia ou Noite).
Outra coisa bem comentada foi a aquisição do microfone de GameCube aos minigames, que para alguns, ficaram mais divertidos após isso...
O numero de minigames foi bem recebido, com o grande numero de 82 e Toadette foi adicionada como personagem jogavel
A única grande critica caiu sobre os graficos e, mais uma vez, sobre a série estar ficando repetitiva e parecida com seus antecessores.

2005 - MP Portátil!

Mario Party 7 e Mario Party Advance foram lançados em 2005 e cada um tinha grande caracteristicas de sucesso! Mas tudo tem um lado bom... e um lado ruim!
A começar por Mario Party 7: A maior novidade incluída aqui foi o fato de 8 pessoas poderem jogar simultaneamente com 8 controles de GameCube, mas o que de certa forma, tornava a partidas ainda mais longas do que elas já eram.
O numero de personagens incluso no game aumentou para 12, com a exclusão de Koopa Kid e a adição de Birdo e Dry Bones; Mario Party 7 possui até agora o maior numero de minigames em toda a série: 88, o que o tornou bem popular, mas não fez com que ultrapassasse seus antecessores no quesito, diversão...
O jogo também possuía suporte para microfone de GameCube. 
Já Mario Party Advance foi muito aclamado por trazer a experiencia da serie para o Game Boy Advance, um console portátil... E, acabou por ai!
Se a reclamação antigamente era pelo excesso de nostalgia na franquia, em Advance, a reclamação é pelo excesso de mudanças! O game mudou totalmente a temática de Mario Party e é considerado o mais fraco game de toda a série. Certamente, Mario Party merecia mais...











2007 - Botando movimento!

Apesar das criticas moderadas a Mario Party 7 e ao fracasso de Mario Party Advance, a Hudson Soft. e Nintendo não esqueceram de sorrir e terem pensamentos felizes.
Mario Party 8 foi lançado sob bastante expectativa e receio entre os fãs, afinal, sempre que um titulo chega a prateleira podemos esperar novidades ou nostalgia da série. A preocupação com Mario Party 8 foi natural, já que ele quebrou a corrente de lançamentos de um em um ano e nos levava diretamente para a 7ª geração.
O jogo foi bem misto em suas impressões, mas o grande feito foi a capacidade de jogar minigames com o sensor de movimento do Wii Remote, o que agradou bastante vários fãs da série e serviu como isca para comprar o jogo.
O numero de minigames foi reduzido a 81 em pró dos 14 personagens jogáveis e dos 6 tabuleiros, e se isso é bom, varia de jogar para jogador.
A critica forte do jogo foi por não poder se jogar em TV's com resolução 16:8, limitando-se ao formato 4:3.

O mesmo aconteceu com Mario Party DS, já que a ultima experiência dos fãs nos portáteis não foi nada satisfatória. Porém, a Nintendo tomou todos os cuidados possíveis para que isso não acontecesse novamente no seu novo jogo!
Mario Party DS não foi responsável somente por trazer a verdadeira experiência portátil da série, mas também por devolver o verdadeiro espirito de Mario Party que estava meio perdido desde a época do grande Mario Party 2.
74 minigames foram adicionados ao jogo, podendo-se jogar com touchscreen, gamepad ou com o microfone, além de 6 tabuleiros prontos para diversão e um modo história baseado em quadrinhos.


2012 - Repetindo uma dose de 2005

5 anos após o lançamento dos dois últimos títulos da série, o nono titulo foi finalmente lançado, trazendo algumas mudanças que, poderiam vir para o bem... ou para o mal!
Mario Party 9 chegou para mudar a principal característica da série: A competição!
Embora os jogadores ainda correm pelo tabuleiro atras das estrelas para se tornar o próximo superstar, todos eles agora vão num veiculo, o que tirou bastante da competitividade de Mario Party.
82 minigames inéditos aparecem no titulo com a adição de mais 2 personagens (Kamek e Shy Guy) e 7 tabuleiros; Tudo isso foi bem vindo e visto no jogo.
A grande melhora gráfica feita em Mario Party 9 foi bem vinda, já que seu antecessor continha gráficos para TV's normais e tirava bastante a imersão do game.
Apesar de todas as grandes mudanças em jogabilidade, Mario Party 9 não pode ser considerado um fracasso, já que ele dá aos fãs o que eles sempre pediram: Novidades! Só esperamos que isso não seja levado para frente...


Futuro - Island Tour, Mario Party 10 e Mario Party 11.

Mario Party conquistou muito através dos anos, e parece que ainda tem muito o que fazer entre as atenções do publico, o que não é uma tarefa fácil para uma série que gosta de lançar títulos em intervalos em um em um ano.
Em breve será lançado o tão esperado Mario Party Island Tour, também conhecido com Mario Party 3DS, e em um futuro próximo, a série comemorará seu 10º titulo lançado (provavelmente no Wii U). Tudo que temos que fazer, é esperar para ver como a Nintendo irá se virar para continuar a festa... Agora sem a parceria da Hudson Soft...

Nenhum comentário:

Postar um comentário